Mini-estações de Tratamento de Esgoto


Imagem ilustrativa


A Amazônia possui uma imensa rede fluvial, dando vida a uma fauna riquíssima, alimentando hidrelétricas e abastecendo diversas cidades com água potável. Implantar pequenas estações de tratamento de esgoto doméstico é importante não só para o controle da qualidade da água dos rios Amazônicos, sobretudo, é fundamental para preservação da vida de diversas espécies de peixes, bem como, na manutenção do equilíbrio ambiental de vários ecossistemas.

Devido à urbanização da Amazônia, de forma não planejada, infelizmente há rios com trechos considerados impróprio para banho. Em breve, alguns de nossos rios poderão se transformar em "tietes" da Amazônia.

O homem destrói as matas ciliares, fragilizam os rios, entretanto, são os esgotos lançados nas águas o grande o culpado da emergente conjuntura poluidora, que começa a tornar nossas águas impróprias para o consumo humano e mortífera para várias espécies da fauna.

As Mini-estações de tratamento de esgoto, é um projeto prático, que visa combater a poluição dos rios Amazônicos, onde residências construídas as margens dos rios, jogam seus esgotos nas águas, comprometendo o sistema de oxigenação das águas, contaminando, matando algumas espécies endêmicas, inclusive, provocando doenças ao ser humano, tornando a situação uma questão de saúde pública.

As Mini-estações realizam tratamento de caráter biológico, removendo a carga orgânica contida na água pela ação de microrganismos eficientes (bactérias), reduzindo o nitrogênio e fósforo e eliminando patógenos que poderiam transmitir doenças e contaminar o lençol freático. O sistema não utiliza energia elétrica ou sopradores para oxigenação ou fase aeróbia. E ainda, permite que a água seja devolvida ao meio ambiente sem quaisquer riscos.

As Mini-estações serão construídas e instaladas em comunidades ribeirinhas da Amazônia, pois vergonhosamente elas quase nunca possuem um sistema de tratamento de esgoto. Será uma implantação gradativa, pois cada Mini-estaçao suporta receber esgoto de um pequeno grupo de residências, desta forma, várias Mini-estaçoes serão disponibilizadas para diversas comunidades carentes que estão fincadas as margens de rios da Amazônia.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

Você deseja ver esse projeto em prática?

Faça sua parte, melhore a qualidade de vida no planeta, precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui “Preserve a Natureza”