Construção de Paradas de Ônibus Ecológicas.


Imagem ilustrativa


Na região da Amazônia, principalmente nas pequenas e médias cidades, muitas paradas de ônibus são humilhantes e impróprias para os usuários do transporte coletivo. Além de serem inadequados dentro do contexto socioambiental, alguns pontos de ônibus não possuem assentos muito menos cobertura.

As paradas de ônibus ecológicas, que a ONG Estilo de Vida objetiva construir, é um projeto de infra-estrutura inédito no Brasil, de fácil instalação em qualquer região do país. Para construir as paradas, utilizaremos madeira apreendida pelo IBAMA, usaremos na cobertura, manta de pneu usado com camadas de tetra pak (embalagem de longa vida) que tornará o espaço frio, confortável e ecologicamente correto.

Tudo foi idealizado para utilização de materiais que, jogados ao relento, apenas poluem o meio ambiente. Desta forma, as paredes do abrigo, serão produzidas com garrafas PET's, onde encaixadas umas sobre as outras, formarão uma grande peça em forma de cano. Esses "canos", serão preenchidos com água, que, misturada ao um produto químico específico evitará a evaporação, ao mesmo tempo que mantém uma temperatura agradável que é importante na região amazônica, devido às altas temperaturas.

Os "canos" de garrafas PET's, serão enfileirados e amarrados, formando paredes de contenção de chuva, vento e sol. Os assentos serão produzidos utilizando pneus usados. Esses pneus colocados uns sobre os outros, serão amarrados, tampados com uma manta de borracha, feita do próprio pneu e depois cobertos com uma proteção acolchoada de tecido feito de garrafa PET. Por último, os assentos receberão um tecido sintético, semelhantes os que usam nos sofás, deixando as paradas de ônibus ecológicas com uma estética moderna e encantadora.

Um detalhe importante desse projeto, é que da mesma forma, que as agências de publicidade utilizam-se de ações criativas para divulgarem produtos e serviços, acreditamos que as paradas de ônibus ecológica, serão uma das mais criativas idéia já vistas no Brasil para propagação da importância da consciência ambiental dentro dos centros urbanos.

Qualquer pessoa, que avistar as paradas ecológicas e, principalmente os usuários, certamente serão impactados pelo projeto, angariando assim, novos defensores da natureza.

A Parada de Ônibus Ecológica é uma obra de arte e, ao mesmo tempo, uma forma de combate a problemática social de ausência das paradas de ônibus tradicionais. Ou seja, podemos beneficiar a natureza e ajudar a sociedade, sem destruir o meio ambiente.

Esse projeto é ação futura, portanto, será colocado em prática de acordo com as possibilidades financeiras da ONG Estilo de Vida.

Você deseja ver esse projeto em prática?
Na verdade, ele só poderá se tornar real, se você contribuir conosco!
Faça sua parte, ajude o planeta, precisamos de você para executar esse projeto, clique aqui "Preserve a Natureza"