SE VOCÊ É INTELIGENTE, CLIQUE AQUI!

 
O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no oeste da região Nordeste e tem como limites ao norte o Oceano Atlântico, a leste o Piauí, a sul e sudeste o Tocantins e o Pará, o Estado ocupa uma área de 331.935,507 km², sendo o 2º maior Estado em extensão do Nordeste e o 8º do País.

O Maranhão é o estado amazônico que está destruindo sua floresta com maior velocidade, entre agosto de 2008 e julho de 2009 o estado perdeu quase 1% da mata que ainda resta no estado, revela uma análise do Globo Amazônia feita sobre os focos de desmatamento detectados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Apesar de ser um estado do Nordeste, o Maranhão já teve 59% de seu território coberto por floresta amazônica. Hoje, apenas metade dessa mata permanece em pé, principalmente dentro de reservas e terras indígenas nas proximidades da divisa com o Pará.

Do ponto de vista ecológico, o Maranhão apresenta uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Na região oeste do estado estão demarcados de 300 mil hectares de terra referentes à Reserva Biológica do Gurupi, que é o que restou da floresta amazônica no Maranhão.



Rios do Maranhão

Pontos Turísticos

ONGs Ambientais do Maranhão
 
Reservas Ambientais