SE VOCÊ É INTELIGENTE, CLIQUE AQUI!

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e têm como limites os estados do Mato Grosso (a leste), Amazonas (ao norte), Acre (a oeste) e a República da Bolívia (a oeste e sul). O estado possuí 52 municípios e ocupa uma área de 237.576,167 quilômetros quadrados, praticamente igual à da Romênia. Sua capital é a cidade de Porto Velho.

Com 1.560.501 habitantes (IBGE/2010), Rondônia é o 3º estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil. Sua capital é Porto Velho. Outras cidades importantes são: Ariquemes, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta principalmente de imigrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais se destacam os paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos e matogrossenses (cuja presença é marcante nas cidades do interior do estado), além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que se fixaram na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontram-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia se baseia na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. Rondônia é o estado com a maior porcentagem de evangélicos do Brasil, e também o 3º estado mais rico da região Norte, responsável por 11,6% do PIB da região.


Rios de Rondônia

Pontos Turísticos

ONGs Ambientais de Rondônia

Reservas Ambientais